Como aproveitar melhor cursos e palestras

Já lemos aqui a importância de promover eventos corporativos para a empresa. Seja com cursos, palestras ou treinamentos, cada atividade gera algum tipo de resultado. As vantagens são benéficas tanto para o colaborador, quanto para a empresa, que melhora a qualidade de seus serviços com profissionais mais capacitados. Hoje em dia, sabemos que o acesso à informação está cada vez mais expandido, e o aprendizado é esquecido assim que a informação chega (ou quando a palestra acaba). Como fazer com que os cursos e palestras sejam melhores aproveitados? Reunimos algumas dicas sobre o assunto. Quer saber quais? É só continuar lendo esse post!

Cuidado na hora de contratar o palestrante

É importante que a empresa saiba qual é o tipo de evento que está proporcionando aos funcionários. É muito comum que os colaboradores cheguem até a palestra (ou curso) e não saibam do que se trata. Já pensou se os colaboradores estão esperando algo inovador e o palestrante prepara uma apresentação motivacional? Além de frustrar o público, o restante do aproveitamento do curso fica comprometido.

Existe fórmula para tornar o aprendizado dos treinamentos e cursos mais efetivo?

Algumas técnicas podem melhorar o aprendizado. A mente humana é completamente seletiva, e analisa tudo o que envolve lógica e pensamento racional. Ao inserir o bom humor, uma camuflagem sutil é criada, ocorre uma espécie de desvio da razão e a maior parte da informação vai para a memória sem passar pelo julgamento lógico e racional. Para alcançar essa técnica, o palestrante precisa ter uma boa capacidade de transformar o que é complexo em algo mais simples e de fácil entendimento. É claro que para isso, o treino é fundamental. O cérebro funciona por meio de associações, quando uma história é contada, a mente procura associações referentes aquele contexto. E é justamente por isso que o uso das imagens é o recurso mais utilizado em palestras e cursos.

As empresas devem abrir espaço para o funcionário

Toda empresa tem um perfil, algumas estão mais abertas a novas ideias, outras são completamente fechadas.
É notável que as empresas que são mais receptivas, costumam obter melhores resultados quando realizam palestras e cursos, pois na maioria das vezes, elas permitem que o funcionário se expresse, e possuem o relacionamento profissional interno mais leve. Quando o perfil da empresa é mais repressivo, a equipe provavelmente terá dificuldade de colocar em prática o que aprendeu, e trabalharão somente com aquilo que é usual. Ao promover um evento corporativo, a empresa deve analisar se está disposta a receber novas ideias e se dará abertura para que esse novo conhecimento seja inserido para dentro da equipe. Se a empresa for mais conservadora, é melhor esperar o momento certo para essa troca de ideias e experiências.

Como escolher o profissional adequado e capacitado para o evento

Primeiramente, pesquise sobre o profissional. Veja se ele tem experiência, se outras empresas já contrataram seus serviços e o que elas acharam. É preciso que ele tenha boa capacidade de comunicação. O currículo pode ser exemplar, mas se o palestrante não souber como transmitir corretamente tudo o que sabe, a apresentação pode ser um fracasso.
É sempre bom atentar-se às exigências de palestrantes que não fazem sentido para a proposta e objetivo da empresa.