Como atrair alunos para o seu curso e/ou palestra

Ministrar um curso ou palestra para um número razoável de pessoas é um desafio para o professor ou palestrante, pois prender a atenção dos participantes nem sempre é tão fácil. É comum que alguns alunos se entediem e não prestem atenção na aula, o que torna a experiência frustrante. E nada mais chato para os alunos e para o professor do que uma aula (ou palestra) apresentada de forma monótona e sem interatividade com os demais. Por isso, preparar apresentações criativas e animadas, faz com que os alunos se mantenham despertos e interessados. Quer saber como? Continue lendo esse post!

Conheça seu público e se organize

Antes de planejar o que será dito, faça um pequeno estudo sobre o público que comparecerá à sua palestra ou curso. Faixa etária, nível cultural e interesses são alguns dos fatores que devem ser levados em conta. Após isso, faça o planejamento total do que será apresentado: introdução, desenvolvimento e finalização. Lembre-se que para todas as etapas existentes é importante traçar uma síntese do tema, o objetivo, apoio visual que será usado, referência de duração da apresentação, resumo e conclusão.

Saiba encantar, surpreender e conquistar

Começar uma palestra ou até mesmo um curso falando de forma negativa sobre quaisquer assuntos, além de desanimar o público, inibe qualquer tipo de interesse no restante da palestra. Que tal começar com alguma notícia motivadora do cotidiano? Ou alguma experiência positiva? São ótimas opções para fazer com que o público se encante e elimine a tensão inicial da palestra. Informar sobre alguma notícia que o público ainda não sabe, ou algum fato curioso que se relacione com o assunto apresentado fará com que a plateia se surpreenda e se desperte ainda mais para o restante da apresentação. Para conquistar o público, não tem jeito, ou você se empenha para entender o que eles querem ouvir e transforma essa necessidade em informação e aprendizado, ou os alunos vão aproveitar a luz baixa para tirar um cochilo.

Dinamismo e empolgação do palestrante

Nessa etapa, ter dinâmica é fundamental. Manter o mesmo tom de voz e ficar quase que imobilizado no palco não atrairá a atenção e curiosidade dos alunos. Por isso, seja dinâmico e empolgado. Dê ênfase na voz nos momentos apropriados, caminhe pela sala, gesticule e não se prenda aos slides, use-os apenas como apoio, o show quem faz é você. O humor é uma poderosa ferramenta para atrair a atenção de qualquer plateia, mas não exagere e jamais faça comentários que possam soar ofensivos ou preconceituosos. Evite também situações que constranjam o aluno, como por exemplo, incluí-los em brincadeiras que eles não tenham se prontificado a participar.

O poder da imagem e do som

Ilustrar conceitos e ideias com imagens facilitam a fixação para o aluno. Utilizar outros recursos que estimulem os demais sentidos também é importante, como por exemplo, músicas, filmes e imagens interessantes.
Agora que você já sabe como deixar a sua aula muito mais interessante, despertando a atenção dos alunos e sendo um palestrante de excelência, não deixe de ler as nossas outras dicas!