Dicas valiosas para fazer palestras eficazes

Palestrar é algo que leva tempo e esforço, e com muita prática e dedicação, é bem possível que você se torne um dos melhores no assunto. Hoje em dia, as empresas estão procurando muito mais pelos serviços dos palestrantes a fim de motivar seus funcionários ou treiná-los. Em tempos de instabilidade econômica, prestar um bom serviço para ser referência no assunto faz com que você conquiste mais espaço no mercado. Visibilidade – se você fizer um bom trabalho – gera credibilidade, o que atrai mais clientes para seus serviços. Trouxemos hoje algumas dicas de como fazer uma palestra excelente e assim, conquistar a credibilidade do cliente!

Domine o assunto

Uma boa palestra exige um excelente domínio no assunto. Perceba que estamos falando sobre excelência. Algumas pessoas acham que o fato de estudarem por algumas horas sobre o assunto, já se tornam preparadas para ministrar uma boa palestra. Seja o assunto que for, é preciso no mínimo, 8 horas de estudo completo do tema e pelo menos 4 horas de prática simulada. Uma apresentação agradável e interessante deve ter fluidez, por isso a prática e o treino são importantes. Ao subir no palco, a única preocupação deve ser com a interação com o público e com o desempenho no palco, por isso, treine sempre e diversas vezes.

Regra 20-60-30

Quando falamos em palestras e apresentações de sucesso, não dá para deixar de falar no Guy Kawasaki, um dos maiores especialistas na área de tecnologia e marketing, e criou a famosa regra 10-20-30. Mas, analisando essas regras, é visto que ela só serve para pequenas apresentações e reuniões. Uma regra que muitos palestrantes estão usando é 20-60-30:

20 – É o número máximo de slides que uma apresentação deve ter, mais do que isso a apresentação fica chata e cansativa.

60 – É o tempo máximo de apresentação. Existem apresentações menores, mas, sendo um bom orador, em 60 minutos você consegue entreter o público até o fim.

30 – É o tamanho mínimo da fonte. É importante deixar claro que o PowerPoint é apenas um apoio para organizar os tópicos da apresentação. Os slides servem apenas para ilustrar pontos e conceitos chave. Evite encher os slides de textos e converse com a plateia.

Abertura impactante

A abertura deve despertar imediatamente a curiosidade das pessoas. Evite aquela apresentação monótona, as pessoas querem saber sobre o que agrega valor na vida delas.
Depois da abertura, você pode falar sobre o que quiser, mas o início é sempre o mais importante.
Uma dica é pensar no tipo de frase informação que pode despertar de forma imediata o interesse e a curiosidade das pessoas.

Use a mesma linguagem

Este ponto é extremamente importante. De forma alguma, deve haver erro de comunicação entre palestrante e público. Explique termos técnicos e que são desconhecidos pela plateia. Quando conhecemos um assunto muito a fundo, alguns aspectos que são completamente óbvios para você, podem ser desconhecidos por outras pessoas. Isso gera uma falta de sintonia que pode destruir a apresentação.
Alguns pequenos detalhes tornam-se grandes diante da importância que têm. O principal é se dedicar totalmente e fazer tudo com muita vontade e amor.

Aproveite nossas dicas e arrase na palestra!

 

Leave a Reply