Dicas de recrutamento e seleção

Funcionário motivado é sinônimo de sucesso e negócio próspero. Manter uma equipe motivada pode parecer um grande desafio, mas para ter funcionários competentes e satisfeitos, o segredo está em saber recrutar e selecionar os colaboradores de acordo com o perfil que contribuirá de fato com as necessidades da empresa. Reunimos nesse texto algumas dicas importantes na hora de contratar um funcionário. Tenho certeza de que você nunca mais terá problemas com demissões e funcionários desmotivados. Vamos lá?

Atraia o perfil certo

Muitas vezes, as empresas não têm clareza sobre a vaga em questão. Isso só faz com que atraia perfis completamente diferentes e a seleção seja ainda mais difícil e ineficaz. Por isso, informe-se bem sobre a vaga que abrirá, detalhe e especifique bem as funções e requisitos necessários. No momento de divulgar a vaga, especifique todos os requisitos, como o que a empresa está esperando do candidato, isso reduzirá a quantidade de currículos enviados, mas a adequação dos perfis será mais precisa.

Recrutamento Interno

O recrutamento interno é o aproveitamento dos recursos humanos disponíveis dentro da própria empresa. Esse aproveitamento pode ser: promoções, transferências ou reaproveitamento que estimule o clima de motivação e planejamento de carreira dentro do ambiente corporativo. Os meios utilizados para este tipo de recrutamento são: murais, gestões a vista, recomendação, entre outros.

Recrutamento Externo

Se as possibilidades de reaproveitamento estiverem esgotadas, o recrutamento pode ser externo. A divulgação pode ser feita por anúncios de jornais, sites de emprego, agências, consultorias, indicações, etc. É importante perguntar para o candidato qual foi o meio que ele utilizou para obter conhecimento da vaga. Isso ajudará nas seleções futuras, onde serão computados o instrumento de maior divulgação.

Entrevistas e testes

Após a divulgação da vaga, é hora de selecionar os currículos. Não dá para exigir muito nessa etapa, pois as informações fixadas são mais técnicas. Dependendo do número de vagas para cada cargo, o ideal é selecionar pelo menos três candidatos, nessa triagem, o melhor candidato fará parte da equipe. Com os currículos selecionados é a hora de marcar as entrevistas. O aconselhável é que nesse primeiro momento seja promovida atividade em grupo e dinâmicas, pois são tarefas que estimulam o espírito de coletividade. Por meio dessas experiências é possível identificar até mesmo potenciais líderes. Organize-se e anote as informações mais relevantes de cada candidato.

Como conduzir uma boa entrevista

A seleção de pessoal é uma atividade muito séria para a empresa e que gera custo, por isso, é de suma importância que ela seja aplicada por profissionais capacitados e experientes. Algumas características são imprescindíveis no recrutador:

  • Ser simpático e gentil (cumprimente o candidato com cordialidade e se apresente);
  • Forneça um ambiente agradável e adequado no momento da entrevista;
  • Converse, instigue o funcionário a se comunicar mais;
  • Forneça informações sobre o processo da entrevista (explique todos os passos: dinâmicas, entrevista individual, e assim por diante);
  • Agradeça o candidato ao final da entrevista e coloque-se à disposição.

O mais importante na hora de contratar alguém é priorizar o perfil que a empresa está à procura. Não basta um currículo invejável e um comportamento inadequado. Pense no perfil e comportamento da empresa antes de tomar qualquer decisão. Busque pessoas que farão a diferença e que tenham potencial de crescimento na empresa. Um recrutamento de excelência é primordial para o bom relacionamento e qualidade entre os funcionários.