Qual é a estratégia mais adequada para a sua empresa?

Atualizar a equipe de colaboradores é a melhor estratégia a ser tomada na área dos negócios. Em um primeiro momento, pode parecer que investir na capacitação dos funcionários seja apenas mais um. Mas, na verdade, ao fazer isso, novos conhecimentos poderão ser cruciais para aprimorar o desempenho e aumentar os lucros da incorporação. Uma das práticas mais comuns entre as empresas é optar por oferecer palestras e treinamentos aos seus funcionários. Mas, qual deles seria a melhor opção para a sua empresa? Será que essa escolha pode interferir no dia a dia da empresa e dos funcionários? Confira a seguir.

Objetivo e foco são cruciais

Para cada modelo, há um método e prática a ser aplicado. É importante saber qual será a mensagem transmitida para depois decidir a forma que ela será transmitida. A capacitação e o aprendizado não tem a ver somente com artifícios tecnológicos e digitais, há modelos que tratam desde os conteúdos motivacionais até estratégias de vendas. Nota-se que para cada contexto diferente existe também uma preparação diferente, que é determinada segundo o assunto, quantidade de pessoas, entre outras variáveis.

Palestras

Com curta duração, as palestras são eventos objetivos e dinâmicos. Podem durar períodos curtos, 15 a 20 minutos ou até 2 horas, dependendo do assunto e da abordagem.
Devido ao curto período, os assuntos são abordados superficialmente e de forma escassa. Porém, é a alternativa mais eficiente para promover reflexões, estimular as pessoas a saírem da zona de conforto e atentá-las para novas possibilidades. A palestra é geralmente ministrada por um único profissional, mas pode ser ministrada por mais palestrantes. Eles usam artifícios como dinâmicas, jogos e bate-papos para interagir com a plateia e propor sua maior participação.

Treinamentos corporativos

Diferente da palestra, o treinamento corporativo consiste em maior praticidade e organização. O conhecimento é mais teórico e tem como objetivo fundamental: instruir, ensinar , utilizar e acomodar determinada técnica ou comportamento da rotina de trabalho. Sua duração pode ocorrer mensalmente ou pode ser divida também em módulos, o que garante um melhor aproveitamento de tempo. Para um aproveitamento ainda maior, os treinamentos contam com no máximo 30 participantes em cada turma.

Cursos

Para aprimorar ainda mais os conhecimentos dos funcionários, o investimento em cursos é bastante interessante. Eles têm a duração um pouco maior do que as palestras, muitas vezes são divididos em meses ou algumas vezes durante a semana. Com os cursos, os funcionários podem aprimorar seus conhecimentos e são capazes de elaborar novos pensamentos e criar uma nova percepção acerca do assunto que foi explorado a fim de praticá-la em seus afazeres empresariais.

Decisão final

Como vimos, cada modelo tem suas especificidades que conversam internamente com a necessidade de cada empresa. Para reforçar um procedimento ou motivar os funcionários, a contratação de um palestrante é adequada e suficiente. Já para a implantação de novos projetos, o treinamento corporativo é a melhor opção e se faz necessário. Para quem quer desenvolver novas competências, investir em um curso é uma escolha excelente. Observe qual são as prioridades e verbas da empresa antes de decidir o tipo de evento corporativo que será realizado. Somente observando e entendo as necessidades da empresa é que os resultados colhidos serão de grande valia.