Conheça os principais tipos de eventos corporativos

Para conseguir o sucesso nos negócios, a empresa precisa organizar reuniões, tanto internamente com seus funcionários, quanto externamente, com parceiros e futuros sócios, por exemplo. Por isso, é essencial saber os tipos de eventos corporativos e o detalhe de cada um para saber qual deles se encaixa melhor com a sua necessidade. Separamos alguns dos eventos mais inseridos no mundo corporativo e como cada um deles pode ajudar no sucesso da sua empresa.

Congressos

É um tipo de evento que tem por objetividade o debate de assuntos de um determinado segmento profissional e interesse específico. É a reunião de várias sessões previamente definidas entre debates, mesas redondas, etc. Acontecem em um período determinado, e a sua duração pode ser de algumas semanas ou alguns dias durante a semana.
Para enriquecer o conhecimento e a experiência dos frequentadores, geralmente é incluída uma temática e também algumas feiras, que norteia todo o evento.

Conferência

Um dos eventos mais comuns no meio corporativo é a conferência. É uma espécie de reunião com alguma autoridade em determinado assunto – como o presidente – para a condução da apresentação. As perguntas são feitas somente por escrito, e é mais formal que uma palestra. Vale a pena ressaltar que as pessoas que participam desse tipo de evento costumar estar mais familiarizadas com o tema abordado, possuem vasto conhecimento sobre o assunto e alta qualificação. Porém, existem também aqueles participantes que desejam conhecer mais sobre o assunto, e mesmo que não tenham conhecimentos prévios, acabam fazendo parte do público. É realizado preferencialmente em um ambiente elegante e confortável. Para o conferencista não ser interrompido, as pergunta são feitas por um formulário.

Brainstorming

É realizado através do estímulo livre da mente dos participantes com vista à solução de problemas ligados a um tema específico.  Os grupos de pessoas são orientados a trocar ideias e aperfeiçoá-las sem juízo de valor. Essa troca de opiniões e ideias resulta em outras ideias capazes de solucionar questões corporativas.

Seminário

É um evento com o tema definido e os participantes devem possuir um conhecimento prévio sobre o assunto em questão. A troca de informações é a proposta principal desse evento, pois a ideia é somar informações e experiências. É apresentado com o acompanhamento de profissionais especializados. Pode ter a duração de um dia ou até mesmo, várias semanas.

Palestras

É um tipo de evento bem típico, onde um especialista no assunto expõe seus conhecimentos e a plateia pode tirar suas dúvidas e debater o assunto. É um pouco mais informal e tem tempo e tema pré-definido. São ministradas por um ou mais palestrantes e as perguntas são liberadas geralmente no final da apresentação.

Confraternização

A confraternização tem o objetivo descontraído e ajuda a estreitar o relacionamento entre empresa e colaborador. É ideal para comemorar algum objetivo alcançado ou data comemorativa. Destinado a todos que fazem parte dos resultados alcançados pela empresa, a tendência é sempre inovar e promover momentos de lazer aos colaboradores, sem perder o foco.
Os eventos corporativos são essenciais para estreitar relacionamentos, motivar funcionários, aumentar a visibilidade da sua marca e aumentar a qualidade das atividades desempenhadas por cada colaborador. Lembre-se que ao promover qualquer tipo de evento, os benefícios são vários. Por isso, não perca tempo e escolha já o evento que mais se adapta ao momento da sua empresa!