Como realizar um treinamento corporativo

Segundo Chiavenato (autor na área de administração de empresas e de recursos humanos): “Treinar é o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem”. Aumentar a capacitação e as habilidades das pessoas é a função primordial do treinamento. É fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos. É também um incentivo ao funcionário para ele se autodesenvolver. Um treinamento visa proporcionar novos funcionários, fornecer novos conhecimentos e buscar o aperfeiçoamento contínuo.

Por que é importante promover um treinamento corporativo?

É uma responsabilidade gerencial, logo, o gerente deve se preocupar com a capacitação de sua equipe, cuidando para que ela receba o treinamento adequado continuamente, com a ferramenta certa de alinhamento e preparo. É importante as empresas acompanharem a evolução de cada colaborador e do que se espera dele no futuro.  O treinamento de pessoas faz parte de um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a excelência e a eficiência exigida no seu trabalho.

Por onde começar

O primeiro passo para a organização de um treinamento é definir o objetivo do mesmo. O treinamento será para ensinar novas habilidades ou para rever assuntos que eles já sabem, mas não executam tão bem? Qual é a expectativa após finalizar o treinamento? Como saber se essa expectativa foi alcançada? Essas são as questões iniciais que merecem uma atenção redobrada.

Trace o perfil do público e tema abordado

Para quem será o treinamento? Para novos empregados que ainda não têm profundidade no assunto ou antigos empregados que serão atualizados em certa habilidade? O assunto será totalmente novo? O assunto é realmente relevante para todos os colaboradores? Essas e outras questões ajudarão a traçar o perfil do público. Essa é a parte mais importante, pois se o perfil traçado não for o correto, todo o restante do treinamento será em vão.

Organização é tudo

A organização dos materiais de treinamento também é de suma importância e deverá ser definida após ser decidido para qual público será destinado o treinamento. Ele deverá ser todo organizado de acordo com o perfil traçado. Materiais como: slides, trechos de filmes que se assimilem com o dia a dia da empresa, assuntos mais falados no momento, dúvidas frequentes, etc., são ótimos apoios para a pessoa que vai ministrar o treinamento. Esse material pode ser comprado ou preparado por um profissional da própria empresa.

Tenha um planejamento

Escolha a melhor data e o melhor horário para que os colaboradores participem do treinamento. Defina o tempo de duração e repasse aos participantes. Isso evitará atrasos e faltas. A escolha do local onde será realizado o treinamento também deverá ser decidida com antecedência.  Você dependerá disso para que o treinamento seja um sucesso. Por isso, é importante definir o número de pessoas, a duração total do treinamento e um local agradável e acolhedor. Para um treinamento em sala de aula, deixe pronto todos os materiais necessários como: apostilas, cadernos, canetas, blocos de notas, etc. O plano de treinamento também deve estar pronto antes das apresentações.

Colha os resultados

O treinamento pode significar para a empresa um investimento, mas na prática essa definição vai um pouco mais além. Ao final de tudo, os resultados desejados serão de vital importância para o pleno alcance dos objetivos estabelecidos, assim como trazer reais benefícios para os funcionários, oferecendo melhor condição para o empregado, boas relações internas e o mais importante: maximizar os resultados dentro da empresa.
Um programa de treinamento envolve algumas etapas que devem ser seguidas para garantir seu êxito. Mas os resultados também são importantes para definir o posicionamento da empresa. Seguindo todas as etapas, os frutos colhidos serão os mais graúdos!