Tendências para eventos corporativos em 2020

A cada ano, surgem novas ideias e novas tendências dentro no mercado, e quando o assunto é eventos corporativos, essa realidade não é diferente. 

Com o intuito de criar uma experiência única na visão dos contratantes, clientes, e convidados, as empresas estão pondo em práticas soluções e serviços inovadores em seus eventos.

E em meio a esse contexto, as novidades do setor passaram a se tornar obrigatórias, onde os profissionais de eventos precisam estar antenados neste mercado que desenvolve tendências novas para conquistar os convidados e, por fim, fazer um evento inesquecível.

Que tal atualizar seu evento para as atuais tendências, e conhecer o que o futuro reserva para esse setor? Separei uma breve lista com as 7 principais tendências em eventos corporativos para o ano de 2020! 

1. Sustentabilidade

A sustentabilidade tem se firmado como uma responsabilidade social essencial em vários setores do mercado. A primeira coisa a fazer é colocar o conceito de sustentabilidade em todas as etapas do planejamento. Algumas dicas são: 

  • Adote políticas sustentáveis no tratamento do lixo e resíduos, buscar reaproveitar tudo que for possível, use objetos de material reciclável, sempre incentivando a reciclagem. E, até mesmo, fechando parcerias com cooperativas que atuem nesse tipo de atividade;
  • Use a tecnologia, é um excelente meio de sustentabilidade em eventos. Como planejar a venda de ingressos online, e a utilização de aplicativos que fazem a gestão de todo o evento. Ainda pode ser uma melhor e mais econômica forma de divulgação do que panfletos, banners e adesivos;
  • Avalie a cadeia de compras e fornecedores, busque fornecedores que estejam alinhados na mesma política de ideias sustentáveis para o meio ambiente que a sua corporação;
  • Água, economia e preservação, coloque avisos nos banheiros e em todas as fontes de água do evento. É preciso conscientizar o público e os prestadores de serviço da importância de economizar água;

2. Transmissão ao vivo

Em palestras, seminários, lançamentos, workshops e congressos, a transmissão em tempo real vem se tornando uma tendência. Como grande parte das tendências nessa lista, a tecnologia influencia bastante, trazendo uma nova visão para o setor de eventos corporativos.

A conexão por meio do Facebook, Snapchat, Hangout, Instagram, entre várias outras ferramentas disponíveis, faz com que o evento ultrapasse a barreira da presença, e também esteja em telas de celulares e computadores de outros “convidados”. 

Contratar uma equipe de comunicação para fazer as postagens e transmissões em tempo real, vem se tornando necessário para que o evento tenha mais engajamento, ou chegue para outra parte de uma empresa com total segurança.

3. Colaboração com influenciadores digitais

E quando o assunto é rede social, não dá para nos esquecermos dos conteúdos. São eles que engajar e valorizar as plataformas dos eventos antes, durante e após eles.

Para trazer um evento marcante e valorizado, uma tendência cada vez mais forte e essencial é a parceria com influenciadores digitais. Em parceria com eles, a produção de conteúdo dá uma melhor visibilidade ao evento e pode ser planejada de inúmeras maneiras, inclusive em uma transmissão em tempo real como já citado na lista.

4. Projeção mapeada e luzes leds

Partindo para a parte estética do evento, um fator que é muito ignorado pelas empresas “terno e gravata” , que visam única e exclusivamente a estratégia de marketing, ou o objetivo final dos seus eventos corporativos. Trabalhar a valorização da estética traz em seus convidados a sensação de ser uma experiência única para seus convidados – afinal, um evento é uma ocasião especial.

A projeção mapeada auxília dando vida a cada superficie, criando efeitos virtuais de impressionar através da projeção sobre as superfícies variadas. Utilize-a junto as luzes de leds para desenhar seu projeto da melhor maneira, ressaltando os telões e adequando o espaço à personalidade e às cores de sua empresa. 

5. Experiências personalizadas

Para a produção de um evento marcante, é importante trazer uma experiência personalizada para seus participantes. A cada ano, os gestores de eventos têm trabalhado para estratégias personalizadas que valorizem os convidados como singulares, e especiais!

Isso pode depender do segmento do seu evento, mas existem algumas táticas que trabalham significativamente essa estratégia, como enviar e-mails customizados aos potenciais participantes, por exemplo, ou a distribuição de crachás com nome e foto para cada um. 

6. Inclusão

Um dos principais pontos que temos que priorizar acima de todos, é a inclusão das pessoas. Este é uma pauta presente em todos mercados, e no setor de eventos corporativos nem sempre são tão priorizados pelos gestores.

Por isso, quando for escolher um espaço, verifique se ele possui acessibilidade em todas as áreas e sentidos para proporcionar uma experiência ímpar e melhor a todos!

7. Espaços para eventos com infraestrutura completa

Além de implementar todas as tendências que estão vindo fortes para o setor, o objetivo dos profissionais de eventos é que, no final, proporcione aos participantes a experiência marcante de que todo o evento foi um sucesso!

E para isso, é fundamental encontrar um espaço que tenha infraestrutura completa para criação de ambientes temáticos, confortáveis, e modernos, e conte com a assessoria necessária para que tudo transcorra como o planejado para evitar os imprevistos.

E então, já conhecia alguma dessas tendências para eventos corporativos? Que tal começar a implementar as principais para fazer um evento de sucesso? Não deixe de compartilhar e seguir a Salas Brasil em suas redes sociais!