Como motivar funcionários

Uma das grandes preocupações de uma empresa é a existência de funcionários desmotivados. Os colaboradores são um ativo de grande avalia e sinônimo de competência, por isso, mantê-los sempre satisfeitos e motivados dentro do ambiente de trabalho é tão importante. Um funcionário desmotivado pode desmotivar também o restante da equipe, quanto mais cedo essa situação for tratada, menos prejuízos e problemas ocorrerão.

 Por que um funcionário se desmotiva?

A desmotivação pode acontecer por falta de transparências ou desafios. O dia a dia pode ocasionar uma rotina repetitiva e desempolgada. Isso faz com que o colaborador não se empolgue e perca o ânimo em continuar trabalhando.
O ser humano gosta de desafios. É importante fornecer ferramentas que o impulsionem a alcançar seus objetivos.
Desde a época das cavernas, o homem era colocado para encarar desafios. Como por exemplo: caçar sua própria alimentação e manter sua sobrevivência. Mas desde aquele tempo, o ser humano também já sabia que trabalho em grupo rendia muito mais resultados e era muito mais eficaz. Ou seja, desde os tempos primórdios, estava evidente a importância de um apoiar o outro para conseguir o que se queria.

Desafie-os!                  

Desafiar um colaborador é fazer com que ele perceba que ele pode ser melhor a cada mês que se passa. É preciso clarear todas as conquistas que a empresa já teve e as aquelas que pretende alcançar. É estabelecer metas para aguçar o senso de realização de cada um. Sem esquecer-se de envolver as pessoas em novos projetos, novos desafios e novas metas corporativas. Mas nada disso fará sentido se não houver um caminho, um apoio que é necessário para que a frustração não se instale na equipe e a desmotive.

Perspectivas de crescimento

O colaborador precisa saber que ele é importante para a empresa. Criar um programa de plano de carreira, programa de incentivo com descontos em cinema ou restaurantes, fornecer treinamentos e eventos comemorativos quando algum objetivo for atingido são algumas das ações que geram resultados bastante positivos, com baixo investimento e dão uma perspectiva de crescimento na empresa. O que faz com que o colaborador acredite mais na empresa em que trabalha e se esforce sempre para obter resultados satisfatórios.

A proximidade entre colaborador e líder é muito importante

Empresas grandes dificilmente conseguem contato com os diretores. Já para pequenas e médias empresas, isso é possível e pode inspirar os funcionários. Se não existe verba para eventos corporativos grandes, o próprio dono da empresa pode promover pelo menos, uma vez por mês, uma troca de experiências, contando o surgimento da empresa, desafios que enfrentou e como conseguiu dar a volta por cima.  Se a empresa for grande, é imprescindível que o contato com o líder e o colaborador seja diário e constante.

Proporcione um ambiente corporativo

Proporcionar um ambiente colaborativo é vital para empresas que querem a melhor equipe em seu time. Incentivar os funcionários a trocar e compartilhar ideias, ajuda na interação e cooperação entre as pessoas. Dê espaço aos seus funcionários, ouça tudo o que eles têm a dizer, isso vai ajudar a entender melhor o que pode causar a desmotivação em cada um deles. Lembre-se também que toda crítica deve ser seguida de uma demonstração de confiança. Reconheça os resultados de seus colaboradores, e entenda que um bom ambiente de trabalho não se constrói apenas com uma arquitetura bem planejada ou com equipamentos de alta tecnologia, mas sim com incentivo, confiança, transparência e claro, muita motivação!