Como ministrar uma boa palestra

Ministrar uma boa palestra é ter a certeza de que a mensagem desejada foi transmitida adequadamente ao público. Hoje em dia, inúmeras empresas estão apostando em palestras, tanto motivacionais quanto corporativas, com a intenção de capacitar o funcionário e torná-lo ainda mais eficiente e motivado para a empresa.
Uma boa palestra começa inicialmente com a percepção do público que irá assisti-la. Portanto, saber motivar, instigar e fazer com que a turma interaja de forma positiva é imprescindível para que tudo seja um sucesso no final. Para que  nada dê errado, algumas dicas são importantes. Confira a seguir:

Conheça o seu público

Antes de tudo, conheça o público que participará da palestra. Entenda que para cada faixa etária, existe uma linguagem a ser usada. Bem como para cada assunto, existe também um comportamento específico. Além disso, é preciso que haja uma conexão entre palestrante e plateia, assim, a empatia gerada fará com que o público se sinta bem mais confortável e receptivo.

Domine o assunto com excelência

Saber sobre o assunto que será falado é essencial, não deixe dúvidas e incertezas, fale sempre com convicção. É preciso também saber o que as pessoas precisam ouvir, saber como elas preferem receber a mensagem, quais são as expectativas do público com a palestra e, claro, saber quais são as suas expectativas. Quando se conhece bem o público e o assunto, a mensagem é transmitida de uma forma muito mais positiva e aceitável, além de estabelecer uma ponte de ligação entre o público e o palestrante.

Prepare-se com antecedência

Não deixe nada para a última hora. Organize-se. Prepare o material que será utilizado (PowerPoint, filmes, áudios, imagens, etc.) e revise tudo antes de colocar para funcionar. Não conte com a internet! Em casos de vídeos, baixe os arquivos e salve-os, nunca se sabe se a conexão com a internet será estabelecida. Depois de montar e preparar o material que será exibido, treine bastante. Em algumas situações, acontecem imprevistos e o tempo pode ser reduzido ou expandido, esteja preparado para isso e tenha um plano B, faça cópias dos seus arquivos e não deixe que o público veja nada antes de começar a palestra.

Evite atrasos

Chegue ao local com antecedência e reserve alguns minutos para se concentrar. Muitas pessoas ficam nervosas ao falar em público, e muitas vezes o público está agitado e ansioso para que o evento comece logo. Transmitir calma e segurança é primordial para que a palestra comece bem e termine ainda melhor. Sem autoconfiança e sem um vocabulário direto e simples, a plateia não dará credibilidade ao palestrante e se dispersará logo.

O palestrante faz a diferença

Conexão com o público, entusiasmo e interação geram segurança e conforto com quem está assistindo a palestra. O bom palestrante é aquele que dá o tom para o evento. É aquele que desperta a curiosidade, é aquele que motiva o público e que faz a diferença. Um bom palestrante é aquele que vai definir se o evento foi ou não um sucesso. E para ser um palestrante de sucesso, nada como a prática. Aproveite essas dicas e ministre já a sua palestra!