Como motivar funcionários em uma palestra

O ambiente profissional é o pontapé para o sucesso de uma empresa. Por quê? Porque funcionários satisfeitos dentro do espaço de trabalho são mais colaborativos, compreensivos e empenhados. Um fator muito importante que faz com que esses colaboradores apresentem melhores rendimentos é a motivação que cada um inspira. Para isso, muitas empresas recorrem às palestras motivacionais. Por serem leves, descontraídas e reflexivas, esse segmento é cada vez mais crescente. Nesse post, vamos dar algumas dicas básicas para que a sua palestra seja arrebatadora e positiva.

Público-alvo

Entenda o seu público-alvo e trace o que o motiva, essa será a estrutura da palestra. Compreenda as fontes de motivação do ser humano, assista a outros palestrantes motivacionais, observe detalhes da plateia, tom de voz, pausas entre uma frase e outra e estimule ao máximo o sentimento positivo do público.

Uma pesquisa divulgada pelo Jornal Bom Dia Brasil, da rede Globo, apontou alguns fatores que o indivíduo considera para sentir-se mais motivado dentro do local de trabalho. São eles:

  •  Bom relacionamento interpessoal com os colegas;
  •  Reconhecimento profissional;
  •  Fazer o que gosta;
  •  Retorno financeiro.

Definição do público-alvo

Entender o público alvo é demasiadamente importante, mas defini-lo é primordial para que você entenda o que vai realmente motivá-lo. As causas da motivação podem ser variadas, mas ao traçar o perfil do público, será mais fácil perceber as necessidades e pontos que precisam de uma maior atenção. Informe-se sobre a faixa etária, profissão predominante, nível cultural, público homogêneo ou heterogêneo e outros aspectos que o direcionem para uma apresentação mais adequada. Feito isso, as escolhas dos temas e assuntos serão mais relevantes, assertivas e melhores aproveitadas.

Estruturação da apresentação

O planejamento de uma palestra é fundamental. O conteúdo escolhido deve ser claro e de fácil entendimento. Organize-o em introdução, desenvolvimento e conclusão. Converse antes sobre o público para qual a palestra será ministrada. Somente conhecendo o perfil do público que será possível palestrar sobre assuntos que serão de interesse e necessidade dos ouvintes. A mensagem transmitida deverá ser sempre positiva.

Características importantes

Senso de humor: Palestras motivacionais costumam ser mais descontraídas que as outras. Mantenha sempre o humor aflorado, mas cuidado para não exagerar, nem todos estarão na plateia porque querem, então, é importante ponderar humor e seriedade nas horas cabíveis.

Originalidade: Seja criativo e original. Com o mundo cada vez mais conectado, o acesso a informações é ilimitado. Por isso, crie sua própria estratégia e fuja do comum. Ouvir as mesmas histórias, assistir aos mesmos vídeos e rir das mesmas piadas pode ser cansativo e maçante. Coloque a sua personalidade na palestra e dê um toque de originalidade.

Pontualidade: Com a correria do dia a dia, agendas lotadas e imprevistos constantes, fica difícil cumprir a risca com todos os horário estabelecidos. Mas, compromisso é compromisso, certo? A pontualidade faz parte do leque de credibilidade que uma empresa deposita em alguém. Chegue mais cedo ao local, prepare seus equipamentos e medite minutos antes da apresentação.
O mais importante é manter a calma. Planejamento e dedicação são fundamentais para que tudo saia conforme o desejado.