Qualidade de vida no ambiente de trabalho: como adquirir

Você sabe o que é qualidade de vida no trabalho? As siglas QVT também são usadas para definir esse conceito que surgiu em meados dos anos 50, mas tomou força e maior visibilidade nos anos 60. Basicamente, qualidade de vida no trabalho é o nível de satisfação que cada funcionário possui dentro de seu ambiente corporativo. Em 1960, cientistas e sindicalistas perceberam que a qualidade de vida que os funcionários tinham dentro do ambiente de trabalho influenciava diretamente em seus rendimentos, eficácia, saúde e bem estar. Ou seja, um ambiente corporativo feliz, motiva os funcionários, e esses acabam produzindo mais e melhor. Nos anos 70, o termo deixou de ser apenas uma sigla e passou a ser colocado em prática dentro das empresas.

O que a QVT envolve?

A qualidade de vida no trabalho envolve uma série de ações que refletem também na melhoria da empresa. Quando implantado um ambiente mais agradável, os colaboradores tornam-se mais enérgicos e produtivos, o que influencia também no bom relacionamento com a equipe. As pessoas costumam passar a maior parte do tempo dentro do ambiente profissional, e isso acaba influenciando na vida pessoal de cada uma, como em seu comportamento, rendimento e o principal, na sua saúde física, mental e emocional. Com isso, adquirir a prática da QVT, além de promover lucros, beneficia também cada colaborador.

O que os funcionários devem fazer para garantir a QVT?

Na verdade, a empresa é a maior responsável por garantir ao funcionário a satisfação e a qualidade de vida, porém, alguns pequenos atos podem (e muito) colaborar. Veja alguns exemplos:

  • Evite conversas paralelas: Em qualquer ambiente de trabalho, seja ele grande ou pequeno, haverá conversas paralelas. O ideal é evitar, pois o clima fica pesado e desagradável.
  • Faça a sua parte: Cumprir com todas as suas tarefas e obrigações evitam acúmulos e melhoram sua posição dentro da empresa. Um funcionário que não cumpre com o que foi pedido é visto como irresponsável e geralmente, os superiores perderão a confiança em suas ações.
  • Equipe é equipe: Trabalhar em equipe é um diferencial positivo. Saber lidar com opiniões distintas e mesmo assim, conseguir alcançar objetivos, é sinal de que o trabalho em equipe é mais benéfico do que se imagina, além de deixar um clima agradável entre os colaboradores, estreita relações e conquista a confiança da equipe.

E a empresa? Como pode implantar a QVT?

A área de Recursos Humanos é importantíssima nesse quesito. São responsáveis por selecionar pessoas adequadas para cada função, fazer o acompanhamento e evolução de cada colaborador, solucionar questões de salários, benefícios, recompensas e principalmente por atentar-se às necessidades básicas de cada profissional. Tomar atitudes para manter a equipe motivada também faz parte da responsabilidade do profissional de RH. Algumas atitudes podem aprimorar ainda mais a qualidade de vida no trabalho, como motivar o funcionário e capacitá-lo com cursos e treinamentos. Sempre fazer o feedback para ouvir e entender o que cada funcionário tem a dizer, informá-lo sobre plano de carreira e se o seu trabalho está gerando o resultado esperado.
A QVT é importante não só para o colaborador, mas para a empresa em geral. Pois a produtividade é maior, custos com demissão e atestados médicos são reduzidos e o crescimento da empresa é contínuo.