5 atitudes que ajudarão a reduzir despesas na sua palestra

Para quem já é palestrante de longo prazo ou até mesmo para aqueles que estão iniciando agora sabem que organizar uma palestra exige tempo e investimento. Mas, algumas atitudes podem ser tomadas para que esse investimento não seja abusivo e desperdiçador. Quem não quer ter um dinheiro extra para investir mais no negócio, colocar na poupança ou tirar as férias tão sonhadas? Separamos hoje, 5 atitudes que vão ajudar a reduzir despesas na sua palestra e ter uma visão melhor dos gastos desnecessários que podem ser eliminados, mantendo o conforto e bem-estar dos convidados. Vamos lá!

 1. Crie planilhas

O primeiro passo para aprender a cortar despesas é identificar os gastos para poder reduzi-los de modo que não afete a produtividade do serviço. Para isso, um método prático é o uso de planilhas para fazer o levantamento dos gastos. Pode parecer meio assustador, mas esse é a forma mais prática para esclarecer o que está sendo investido e quais os retornos que estão sendo colhidos. Procure trabalhar também com uma planilha de preços que são cobrados para executar suas palestras. Isso ajudará no controle.

 2. Mantenha a disciplina

Manter a disciplina é fundamental e talvez o item mais importante para que todo o restante possa ser seguido. A disciplina deve ser aplicada nos registros financeiros, nos gastos além da conta e na definição de prioridades. É preciso manter as planilhas sempre atualizadas.
Essa parte pode ser difícil, mas é estritamente necessária para valorizar o dinheiro do investimento e ter o controle para saber onde está sendo investido e os retornos que estão sendo observados.

 3. Tente pagar tudo com antecedência

Pagamentos atrasados podem vir com juros e demais acréscimos, sempre que possível, faça pagamentos à vista ou analise bem a sua verba antes de aceitar um pagamento a prazo. Pagamentos a prazo são de certa forma, cômodos para o cliente, mas, pensando em redução de despesas, o melhor mesmo é negociar um preço bom e descartar pagamentos que perdurem.

 4. Não faça tudo sozinho 

Trabalhar em equipe é muito melhor do que fazer tudo sozinho. Converse com possíveis parceiros e tente poupar o máximo de recursos que puder.  Deixe clara a importância de economizar e o quanto isso será benéfico. Afinal, economizando de um lado pode se investir de outro.

 5. Use recursos acessíveis

Pode ser que inicialmente a verba não seja suficiente para contratar uma consultoria ou profissional especializado em gestão apropriada da empresa, mas há alguns recursos que vão te ajudar a não gastar muito e obter informações ao mesmo tempo.
Na internet você encontra muitos cursos on-line e até mesmo gratuitos que podem te ajudar a abranger todas as áreas do empreendedorismo.
O nosso blog está recheado de informações sobre palestrantes, dicas de palestras, conquistas de alunos e tudo o que você precisa saber sobre essa área tão rica e cada vez mais crescente e inserida no mundo corporativo.
Colocar tudo na planilha e anotar todos os gastos pode parecer um pouco assustador, mas, somente com dedicação e seriedade é que as finanças poderão ser controladas e os gastos reduzidos.
E lembre-se: se estiver procurando espaços para realizar a sua palestra, não deixe de falar com a empresa especialista no setor: Salas Brasil.
Faça um orçamento com a gente!